NUNCA TIVEMOS UMA GERAÇÃO TÃO TRISTE, TÃO DEPRESSIVA.

Excesso de estímulos

“Estamos assistindo ao assassinato coletivo da infância das crianças e da juventude dos adolescentes no mundo todo. Read More

DEUS, OBRIGADA (O) POR TODAS AS PORTAS FECHADAS

Obrigada por todas as portas fechadas.

Obrigada por me redirecionar para algo melhor. Obrigada por me impedir de entrar em lugares que não foram feitos para mim. Obrigada pelos desvios porque me levaram a lugares melhores – lugares que eu nunca soube que existiam. Obrigada por não me permitir ficar em segundo lugar porque você tem algo muito maior e melhor para mim.

Obrigada por todos os NÃOS. Obrigado pelas vezes que fui rejeitado e as vezes que você me forçou a deixar as coisas que eu mais queria, porque agora eu sei que elas estavam erradas por mim. Agora eu sei que estou melhor sem eles. Agora eu sei o que eu mereço. Agora eu sei que você estava me ensinando como ser paciente porque o grande “SIM” está a caminho. O grande “SIM” é a razão pela qual eu ouvi todos esses NÃOS.

Obrigada por todos os finais. Obrigada por todos os adeus. Obrigada por me dar a força e a coragem para acabar com as coisas que não foram feitas para mim e separar de todas as coisas que me trouxeram para baixo. Obrigada por terminar as coisas na minha vida mesmo quando eu não estava pronto porque você estava me preparando para algo melhor. Obrigada por remover certas pessoas da minha vida, porque elas acabariam quebrando meu coração. Obrigada por todos os finais tristes porque você está me preparando para o feliz. O que vai durar.

Obrigada por todos os bloqueios de estradas. Obrigada por dirigir minha vida em outra direção. Obrigada por me permitir perceber que há mais de um caminho a seguir. Há mais de uma vida para eu viver. Há mais de um destino para ir. Obrigado por me fazer perceber que minha jornada nunca será inteiramente minha. Obrigada por me guiar para onde ir porque você está me mostrando onde eu pertenço. Você está me levando para o lugar que eu posso chamar de lar. Você está me mostrando a luz.

Obrigada por todas as orações que você nunca respondeu. Eu não sabia o que é melhor para mim e ainda não, mas confio em você. Eu confio em você porque você sabe melhor. Eu confio em você porque você me ouve chorar a noite. Eu confio em você porque você sabe o que me fará feliz. Eu confio em você porque você não vai me sobrecarregar com mais do que eu posso lidar e confio em você, porque você é o único tomador de decisão com quem posso contar. Você é o único professor que posso ouvir. Você é o único que conhece meu coração e minha alma e eu não posso pedir para você seguir meus planos. Você é o melhor planejador. Eu sei que você tem grandes coisas planejadas para mim. Eu sei que cada “bênção” que você tirou acabaria se transformando em uma maldição.

Então obrigada.

Obrigada  por fechar as portas de que preciso me afastar. Obrigada por fechar as portas que eu preciso parar de bater. Obrigada por fechar essas portas porque sei que você está prestes a abrir outras melhores e mal posso esperar para ver o que você tem reservado para mim.

Raina Naim

 

 

O TRABALHO VOLUNTARIADO

A importância do serviço voluntário

O serviço voluntário é uma das formas mais transformadoras de participação cidadã numa sociedade; é o meio pelo qual o cidadão, independente de escolaridade, religião, cor, condição financeira ou física, pode fazer a diferença. Ao assumir ser voluntário, o ser humano estará fazendo a parte que lhe cabe contribuindo por uma sociedade melhor, ajudando a quem precisa e construindo um lugar melhor para toda família universal.

Sobre o voluntário

Voluntário é todo aquele que trabalha sem remuneração material a serviço do próximo, onde sua paga se faz pelo bem-estar gratificante que sente em ser útil; no íntimo, sabe que é preciso dar, pois “é dando que se recebe”… Espiritualmente, é uma necessidade que brota de condicionamentos do passado que precisam ser resolvidos, resgatados.

Voluntariado é compromisso

Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. Não é uma atividade fria, racional e impessoal. É relação de pessoa a pessoa, oportunidade de se fazer amigos, viver novas experiências, conhecer outras realidades.

Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas com responsabilidade. Alguns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Há pessoas que sabem exatamente “onde” ou “com quem” querem trabalhar, enquanto outras estão prontas a ajudar no que for preciso, onde a necessidade for mais urgente. Por isso, escolha um serviço que una a necessidade com suas habilidades e gosto pessoal.

A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, melhorar a qualidade de vida da comunidade, é uma ferramenta de inclusão social.
Voluntariado é algo que vem de dentro da gente, faz bem aos outros e todos ganham!

Quem é voluntário

O trabalho voluntário é um compromisso livremente assumido. Assim, ao se doar, o voluntário está atendendo a um desejo de ajudar, de colaborar, de compartir alegrias, de melhorar a qualidade da vida em comum.

Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, semeamos laços de solidariedade e confiança mútua que brotam em todos, que tornam a sociedade mais unida e fazem de nós seres humanos melhores.

Os motivos que levam as pessoas a realizarem ações voluntárias dependem da história de vida e das suas expectativas. Pode ser uma forma de encarar a vida; de perceber necessidades dos outros; de entender seu papel na comunidade; de adquirir experiência profissional etc., e transcende a presente existência corpórea. São resgates necessários à conquista da felicidade de quem serve.

Partindo para a ação

Bom! Você já sabe o que precisa fazer. Agora, olhe à sua volta, associe o que você pode fazer ao que você deseja servir e mãos à obra!

Seja qual for a sua motivação, o importante é que você tenha consciência dos seus “reais” motivos, pois isto trará bons resultados para todos, inclusive você.

Você poderá, mais tarde, avaliar se suas expectativas foram atendidas e terá liberdade para buscar uma outra área para desenvolver novas atividades voluntárias que atendam melhor aos seus anseios.

A prática do amor como valor fundamental no voluntariado

O AMOR é um somatório de virtudes colocadas em prática. Daí, o voluntário, para amar, deve se esforçar para ter as seguintes atitudes: Solidariedade, respeito, mansidão, humildade, ética, moralidade, paciência, altruísmo, disciplina, etc., onde esses valores se concretizam nas ATITUDES de:

  • Respeitar as diferenças culturais, religiosas, étnicas, sociais e de gênero;
  • Facilitar os processos de diálogo;
  • Ter iniciativa, cooperar e trabalhar em equipe;
  • Perceber a possibilidade de crescimento pessoal através do serviço voluntário;
  • Obs.: É importante conhecer os direitos e as responsabilidades dessas atitudes:

Todo voluntário tem direito a:

  • Escolher cuidadosamente a área onde deseja atuar, conforme seus interesses, objetivos e habilidades pessoais garantindo um bom trabalho;
  • Desempenhar uma tarefa que o valorize e seja um desafio para ampliar suas habilidades ou desenvolver outras;
  • Só se comprometer com o que de fato puder fazer;

Todo voluntário tem a responsabilidade de:

  • Respeitar os termos acordados, quanto à sua dedicação, tempo doado etc.
  • Ser responsável no cumprimento dos compromissos assumidos como voluntário;
  • Respeitar as pessoas com as quais trabalha;
  • Trabalhar de forma integrada e coordenada com a entidade onde presta serviço;
  • Acolher de forma receptiva a coordenação e a supervisão de seu trabalho;
  • Tentar resolver imprevistos, além de informá-los aos responsáveis.
Texto de Franklin Moreira 

Para ser voluntário MAP

Para participar como voluntário dos Projetos Sociais do MAP, deve estar frequentando palestras em um dos nossos endereços, em busca de fortalecimento e harmonia para o seu caminho.

Vai vivenciar os Projetos e objetivos da Casa.

Preencher ficha de voluntário na secretaria, cadastrando seus dados, horários e dias disponíveis para a doação do trabalho voluntário.

Agradecemos sua gentileza e desprendimento.

Seja bem vindo(a).

Muita Paz!

 

 

EQM – EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE

O que é EQM?
A experiência de quase morte ou EQM refere-se a um conjunto de visões e sensações frequentemente associadas à situações de morte iminente.

Read More

QUANDO A DOR VEM DA ALMA

Quando ainda era acadêmica ouvi de um professor algo que nunca esqueci “quando tudo dói a dor não é física”. Read More

DICAS EM MEDIUNIDADE

  • Seja o mais discreto possível.
  • Evite comentários pessoais em torno das faculdades de que seja portador.
  • Direta ou indiretamente, não provoque palavras elogiosas a você.
  • Não queira se antecipar à experiência que apenas o tempo lhe conferirá.
  • Confie na ação dos espíritos por seu intermédio, mas submeta tudo ao crivo da razão.
  • Não permaneça na expectativa de bons resultados sem trabalho perseverante.
  • Mesmo quando bem intencionados, acautele-se contra os bajuladores.
  • Vacine-se contra a vaidade, não admitindo qualquer situação que o coloque em evidência.
  • Não se afaste das atividades que, doutrinariamente, muitos consideram insignificantes.
  • Jamais reivindique privilégios.
  • Preocupe-se em dar exemplo de devotamento e amor à Causa.
  • Eleja na prática da Caridade o seu ponto de sintonia contínua com os Planos Mais Altos.
  • Aprenda a ouvir mais do que falar.
  • Tenha sempre uma palavra de otimismo em seus lábios.
  • Não condicione a sua presença na tarefa, fazendo com que a sua opinião prevaleça sobre as demais.
  • Fuja de exercer domínio sobre quem quer que seja.
  • Não ponha palavras suas na boca dos espíritos.
  • Convença-se de que as Trevas possuem mil maneiras para fazê-lo cair.
  • Toda vigilância de sua parte ainda é pouca.
  • Quem aceita o primeiro suborno, começa a se vender por inteiro.
  • Escolha caminhar entre pontos de referência que, realmente, possam lhe dar segurança na jornada.
  • Não se considere completamente imune à fascinação.
  • Em favor de seu equilíbrio mental, não ignore a sua condição de mero instrumento.
  • Estude, mas não para mostrar que sabe e, sim, para que melhor avalie o tamanho de sua ignorância da Verdade.
  • Com a sua condição de médium, não atropele a sua condição de espírita.
  • O médium que mais recebe é aquele que mais doa.
  • Faça, a sós, as preces que você costuma fazer em público.
  • Dignifique o seu lar e a sua família.
  • Não olvide que ninguém é melhor médium do que pessoa.
  • O alicerce do edifício da mediunidade chama-se caráter.

 

Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Spartaco Ghilardi

Livro:  Ao Médium Principiante

 

 

 

 

MELINDRE

 

Melindres

Muitos problemas seriam evitados se as pessoas se dessem ao trabalho de cogitar dos objetivos da existência. Read More

SÓ QUEM VIVE BEM OS AGOSTOS É MERECEDOR DA PRIMAVERA

Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!
Lembro-me bem. Foi quando julho se foi, que um vento mais gelado, mais destemperado, que arrastava ainda folhas deixadas pelo outono, me disse algumas verdades. Convenceu-me de que o céu começaria a apresentar metamorfoses avermelhadas. Que a poeira levantada por ele daria lições de que as coisas nem sempre ficam no mesmo lugar e que é preciso aceitar que a poeira só assenta depois que os redemoinhos se vão.
Foi quando julho se foi que a minha solidão me convidou para uma conversa. E me contou de tempo de esperas. E me disse que o barulho das árvores tinha algo a dizer sobre aceitação. E eu fiquei pensando como elas, as árvores, aceitam as estações que, se as estremecem, também lhes florescem os galhos. Mas tudo a seu tempo. Foi em agosto que descobri que os cachorros loucos são, na verdade, os uivos que não lançamos ao vento. São nossos estremecimentos particulares que a nossa rigidez de certezas não nos permite encarar.
O mês de agosto tem muito a ensinar.

Porque agosto é mês jardineiro, é dentro dele, berço do inverno, que as sementes dormem. Aguardam seu tempo de brotar. Agosto é guardador da boa-nova, preparador de flores. Agosto é quando Deus deixa a natureza traduzir visivelmente o tempo das mutações.
Mude, diz agosto, em seu recado de sementes. Aceite, diz agosto, com seu jeito frio de vento que levanta poeira e a faz avermelhar o céu. Compartilhe, diz agosto. Agasalhos, sopas quentinhas, cafés com chocolate, abraços mais apertados – eles também aquecem a alma e aninham o corpo. Distribua mais afetos, que inverno é acolhimento, é tempo de preparar setembro. E, de setembro, todos sabemos o que esperar. Esperamos a arrebentação das cores, que com seus mais variados nomes vêm em forma de flores.
Vamos apreciar agosto, recebê-lo com o espanto feliz de quem não desafia ventos. Que ele desarrume e espalhe suas folhas e levante suas poeiras.
Aceite as esperas, mas coloque floreiras na janela.
Só quem vive bem os agostos é merecedor da primavera!

Miryan Lucy de Rezende
Escritora e Educadora Infantil

COMO ESTÁ O MEU ENTE QUERIDO NO PLANO ESPIRITUAL

Ao atravessar o limiar da vida e da morte, a alma perde todos os alicerces externos e passa a ser exatamente aquilo que ela é. Read More

IRMÃO SOL IRMÃ LUA

Clara e Francisco, namorados?

Esta pergunta me fazem milhares de vezes. Perguntas são melhores que respostas. Read More