Projetos

Anjo Azul de Amparo a Criança Autista

Devido o grande aumento de crianças diagnosticadas dentro do Transtorno de Espectro Autista (TEA) no litoral norte, onde o Pólo Caragua está situado e observando um aumento geral em todo o Brasil desse cenário, um projeto de apoio as crianças nessa condição foi iniciado para servir também como rede de apoio a família.

O Projeto envolve crianças de 2 a 12 anos que tenha diagnóstico sobre o autismo com laudo médico definido e vem se estruturando dentro da comunidade, pois começou um pouquinho antes da Pandemia.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, segundo o Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim um modo diferente de se expressar e reagir, que, apesar de não ter cura, não se agrava com o avanço da idade. No entanto, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão, a qualidade de vida e a autonomia da criança.

O MAP oferece como rede de apoio:

Terapias com Amor

Com profissionais voluntários especializados que auxiliam em diversas frentes da criança de acordo com a necessidade individual.
Temos disponível no momento, uma equipe multidisciplinar envolvendo psicólogas, psicopedagogas, pedagoga, fonoaudióloga, nutricionistas, terapeuta ocupacional, terapeuta de apoio ao desenvolvimento de habilidades básicas, odontopediatra, assistente social e uma equipe de suporte geral.

A maior parte dos atendimentos são realizados na sede do MAP Caragua e alguns deles nas clínicas dos voluntários, como o caso da odontopediatria e da fonoaudiologia.

Eventos e Enontros com os Pais

São realizados eventos específicos ou encontros que tragam temáticas acolhedoras para a família e troca de informações com os pais.

Realizamos a Primeira Festa Junina Inclusiva do Litoral Norte idealizada em toda a sua estrutura para a criança autista e suas famílias.

Evento com atividades em diversas frentes de interesse com Estações envolvendo Música, Faz de Conta, Pintura, Jogos enquanto os pais participam de roda de conversa com especialistas de nutrição com temática voltada a seletividade alimentar também foram realizadas.

No último verão a piscina do MAP também abriu uma temporada com educadora física para as crianças com seus pais com atividades na água favorecendo a coordenação e a segurança da criança.

Informação a Comunidade

Produção de materiais audiovisuais, escritos e eventos que estimulem o voluntariado geral e toda a comunidade a compreender o TEA e criar uma visão mais inclusiva, compreendendo e colaborando para garantir os direitos e o respeito a pessoa autista.